Anúncios
Conseguir emprego no LinkedIn é um método avançado, porém, muito atual. Dessa maneira, todos os profissionais, antigos ou recentes, devem estar adaptados.
O emprego, no geral, já está difícil em todo país. O Brasil vem passando por uma situação delicada há um tempo. Entretanto, existem algumas maneiras de garantir o seu emprego. Com a pandemia da COVID-19, os índices de desemprego aumentaram.
No entanto, uma solução para esse cenário é a tecnologia. Afinal, através da tecnologia, nós estamos conectados a todo mundo. Portanto, se a sua vaga de emprego está na internet, você precisa expor o seu perfil lá também. E dentre tantas redes sociais, o LinkedIn é a melhor opção para o seu perfil profissional.
Anúncios
Com essa rede social, você consegue expandir totalmente a sua rede de contatos. Dessa maneira, você trabalha o seu networking e consegue indicações incríveis. Então, vamos explorar algumas informações sobre essa rede social.
Como funciona a rede LinkedIn
O LinkedIn é considerado como maior plataforma para publicações de profissionais de todo o mundo. Essa rede social foi criada com esse objetivo, fundada em 2002. Dessa forma, o LinkedIn se parece muito como uma rede social para relacionamentos.
Anúncios
Entretanto, nele vemos perfis profissionais. Então, a finalidade da rede é justamente essa: apresentar os profissionais ao mundo. Logo, os perfis profissionais apresentarão as suas aptidões para os outros usuários. Com isso, eles conseguem conferir maior credibilidade aos seus serviços.
Ao longo do tempo, o LinkedIn se tornou gigante. Hoje, tem usuários incontáveis, o que significa que as empresas buscam por profissionais também.
Afinal, essa é uma rede específica que ajuda os dois lados. É possível encontrar o site nos mais diversos idiomas, como romeno, russo ou japonês. Isso torna o site acessível a todos os públicos.
É possível encontrar um emprego pelo LinkedIn?
Os usuários fazem publicações diárias sobre seus artigos e atualizações, no geral. Ou seja, o LinkedIn funciona como um currículo online.
Nele, você usufrui de diversos recursos, e um deles é a busca por emprego. Essa ferramenta é muito usada pelos recrutadores, pois eles conseguem acompanhar a sua trajetória profissional. Além disso, os recrutadores postam vagas abertas de emprego. Inclusive, o LinkedIn é usado para analisar os perfis dos candidatos.
Em algumas empresas, o perfil do LinkedIn é uma obrigatoriedade. Portanto, não fique de fora e crie logo o seu perfil. Em resumo, o LinkedIn é como uma vitrine para os profissionais. Caso você queira encontrar o seu emprego nessa plataforma, separamos algumas dicas para te ajudar.
Tenha um perfil atualizado para conseguir emprego pelo LinkedIn
O primeiro passo para conseguir um emprego no LinkedIn é ter o seu perfil atualizado. Ter um perfil atualizado no Linkedln, contará como ponto positivo para o recrutador te analisar.
Porém, lembre-se de que as informações devem ser relevantes. Não adianta incluir informações que não agregarão em nada. Inclusive, antes de criar um perfil no LinkedIn, separe as suas principais informações profissionais. Atente-se também a outros fatores, como:
Foto
Tenha uma foto de qualidade e profissional. Evite colocar fotos de rede social, com roupas decotadas ou afins. Essa foto representará o seu currículo, logo, pense bem.
Cabeçalho
No cabeçalho, você colocará os seus objetivos, como profissional. Então, uma dica interessante é discorrer sobre as competências que você apresenta. Contudo, faça isso de maneira reduzida. Afinal, este é um espaço para você ser objetivo.
Resumo
No resumo, a sua linguagem deve ser na primeira pessoa, usando verbos ativos. Você tem 300 palavras para resumir o seu perfil profissional naquilo que você acha mais relevante.
Experiências
Esse talvez seja o item mais relevante, pois é onde os recrutadores focam. Nessa área, você colocará os seus conhecimentos que foram adquiridos com o tempo. Eles podem ter sido de empregos, estágios ou experiências acadêmicas.
Não tenha receio de preencher com o máximo de informações possíveis. Coloque o nome da empresa, qual cargo você ocupou, bem como o período que esteve nesse emprego. Além disso, se possível inclua links, apresentações, infográficos e afins.
Siga empresas que você gostaria de trabalhar
Outra dica interessante é que você siga as empresas que você gostaria de trabalhar. Até porque, no LinkedIn você pode seguir outras pessoas, como uma rede social comum.
Dessa maneira, você acompanha as publicações feitas, onde encontramos as vagas para empregos. Todos os dias, muitas vagas são postadas. Por isso, é necessário estar atento. Quando você está seguindo as empresas, é possível acompanhar melhor as vagas.
Além de todos esses benefícios, você começa a se inteirar melhor sobre as informações dessas empresas. Logo, em uma possível entrevista, terá mais propriedade para falar acerca da companhia.
Melhore o seu perfil para as buscas de emprego no LinkedIn
O seu perfil no LinkedIn funciona como um mecanismo de pesquisa no Google. Ou seja, a principal solução para “subir” o seu perfil é usando palavras-chave.
Elas com certeza farão toda a diferença quando as empresas procurarem perfis. Preencha o seu perfil com o melhor conteúdo possível. Sempre fique atento às palavras que usa. Dessa forma, você conseguirá uma melhor posição nas buscas.
Participe de alguns grupos
Participar de grupos no LinkedIn é muito bom para se expor no mundo profissional. Com essa estratégia, você consegue melhorar a sua imagem, quanto às suas habilidades. Quando alguém está em busca de emprego, esses grupos são o diferencial. O ideal é que você esteja em grupos do seu interesse.
Assim, é possível sempre estar em debates profissionais. Isso aumenta as suas chances de emprego. Afinal, as pessoas do grupo poderão ver que você se interesse pelo assunto de verdade.
Não pare de produzir conteúdo
Só porque você já criou o perfil no LinkedIn, isso não significa que tenha que parar por aí. Na verdade, esse é apenas o começo. Os recrutadores gostam de profissionais que estão sempre produzindo. A produção de texto é primordial nesse momento. Com as postagens, o seu perfil pode se tornar um blog de cunho profissional.
Os posts precisam ser na sua área. Assim, você estará sempre associando o seu nome às produções profissionais. Agora que você já sabe como criar o seu perfil, otimize a sua página e consiga emprego no LinkedIn.