Coisas que você não conseguia fazer com seu celular antigamente
Pular para o conteúdo

5 coisas que você não conseguia fazer com seu celular antigamente, mas hoje consegue

Embora essas tecnologias estejam a uma distância de poucos cliques, nem sempre elas existiram tais quais as conhecemos.

    Anúncios

    coisas que você não conseguia fazer com seu celular
    Fonte: Freepik

    Pagar contas, trocar mensagens com figurinhas, ligar para um amigo por chamada de vídeo, pedir um Uber e um delivery são tão simples que parece que sempre fizemos isso pelo nosso smartphone. Mas, você sabia que essas são coisas que você não conseguia fazer com seu celular antigamente?

    Embora sejam tarefas bem fáceis, bastando alguns apps e poucos cliques, estas ações, que hoje estão na nossa mão, há alguns anos eram inimagináveis. Hoje, contemplamos cada uma delas em nosso post para relembrar de como a tecnologia pode avançar a passos largos. Confira!

    1.  Transações financeiras

    Atualmente, fazer transações bancárias utilizando o celular já é um hábito de muitos brasileiros, ainda mais se considerarmos a ascensão dos bancos digitais. Contudo, antigamente, transações financeiras por smartphones eram impensáveis.

    Anúncios

    Em 2012, tivemos os primeiros registros de transações bancárias via mobile, de acordo com o relatório da Federação Brasileira de Bancos de 2013. Não precisamos nem dizer que de lá pra cá esse número só aumentou. De acordo com o relatório da Febraban de 2022, as transações bancárias via meios digitais cresceram em 23%.

    Ao abrirmos os nossos celulares, somos capazes de consultar extrato, saldo, pagar contas e até fazer transferências, operações que só eram possíveis na boca do caixa eletrônico.

    Anúncios

    E como se não fosse o bastante, muitos bancos possuem canais de atendimento pelo WhatsApp, pelos quais os clientes podem ser atendidos por chatbots.

    2.  Figurinhas em conversas

    Só quem viveu sabe que quando as figurinhas foram lançadas para apps mensageiros como WhatsApp e Telegram a internet parou. Mas, antes desses apps, foi o aplicativo coreano Line o pioneiro a tornar disponível o uso de figurinhas criativas durante a troca de mensagens instantâneas.

    Hoje, os adesivos personalizados são muito populares e bastante usados para trazer mais humor e informalidade às conversas. Inclusive, existem grupos de WhatsApp em que os usuários compartilham figurinhas entre si.

    Vale dizer que assim como os emojis, as figurinhas são também uma forma de comunicação virtual, facilitando muito as conversas do dia a dia.

    3.  Videochamadas

    coisas que você não conseguia fazer com seu celular
    Fonte: Freepik

    Nos últimos 3 anos, presenciamos uma popularização das videochamadas, sobretudo com as medidas de restrição, como os famosos lockdowns. Desde então, fazer chamadas por vídeo já faz parte da rotina de muitos profissionais e até mesmo de muitos amigos, que se comunicam via WhatsApp.

    Zoom e Meet já se transformaram em ferramentas digitais de trabalho em muitas empresas, sobretudo startups. Não é de se espantar que, em 2020, o Zoom alcançou o TOP 5 dos apps com maior número de downloads.

    Vale dizer que um dos apps precursores das videochamadas pelo celular foi o FaceTime, lançado na Apple WWDC de 2010. Embora o WhatsApp tenha sido lançado em 2011, no ano de seu lançamento ainda não tinha o recurso de chamadas de vídeo, que só chegou no mensageiro em 2016.

    4.  Pedido de um carro particular

    Se hoje os apps de mobilidade urbana, como Uber, 99 e inDrive, já estão no celular de muitos brasileiros, nem sempre foi assim. A solicitação de carros particulares para viagens era feita por ligação até que despontaram os apps que conhecemos hoje.

    No Brasil, o Uber chegou em 2014, mas, na data em questão, somente RJ e SP eram cidades que compreendiam viagens com o app. Atualmente, o Uber está presente em mais de 500 cidades brasileiras, o que só demonstra a grandeza do app.

    Já o 99, também considerado um dos principais apps de mobilidade urbana no Brasil e maior concorrente do Uber foi criado em 2012 e, no ano de 2017, recebeu um investimento de US$100 milhões de dólares da empresa chinesa Didi Chuxing, que também possui um dos maiores apps de mobilidade urbana do mundo.

    5.  Solicitação de comidas por delivery

    Assim como pedidos de transporte por apps de mobilidade urbana são coisas que você não conseguia fazer com seu celular antigamente, pedidos de comida de restaurantes via app também. Hoje, com poucos cliques, podemos pedir diferentes tipos de comida e receber o nosso pedido no conforto de nossas casas.

    E, como não poderia ser diferente, dentro os apps de delivery que temos mais populares no Brasil, o aplicativo iFood se destaca. Antes do lançamento do seu app em 2012, o iFood era uma foodtech na qual cardápio consistia em pratos de diferentes restaurantes. E para fazer um pedido era necessário ligar para uma central.

    Além do iFood, o próprio Uber tem um app de delivery chamado Uber Eats, que surgiu no Brasil em 2016. Ao lado desses gigantes encontramos ainda o Rappi e Apptite.

    Agora que já sabe quais são as coisas que você não conseguia fazer com seu celular antigamente e que hoje estão bastante acessíveis, compartilhe com seus amigos para que se lembrem de quando tudo começou. Até mais!

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.