Celular está esquentando muito? Confira as possíveis causas!
Pular para o conteúdo

Celular está esquentando muito? Veja as causas e soluções!

Muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, bem como recursos ativados sem uso podem ser o motivo do superaquecimento.

    Anúncios

    celular está esquentando muito
    Fonte: Freepik

    Percebeu que o seu celular está esquentando muito, mas não faz ideia do que pode ser? Bem, a primeira coisa que devemos entender é que todo aparelho celular esquenta, uma vez que o processador não para de trabalhar um minuto sequer.

    Aliás, existe uma intensidade de aquecimento aceitável de até 35ºC, mais que isso, o aparelho tem grandes chances de explodir.

    Anúncios

    Então, caso você tenha pego o seu aparelho e sentido que o mesmo está um pouco quente, é importante investigar algumas possíveis causas óbvias. Onde estava até então o seu celular? Estava no porta-luvas do carro ou ainda no suporte veicular? Se sim, está aí o motivo do aquecimento.

    Agora, nem sempre a causa é tão óbvia assim. Em outras palavras, nem sempre temos um motivo muito específico que possa justificar que o celular esteja tão quente. Por isso, separamos algumas possíveis causas do superaquecimento do seu aparelho e soluções, as quais você pode estar aplicando de forma fácil.

    Anúncios

    1.  Funções ativas

    Quando muitas funções estão ativas no seu celular, isso não influencia apenas no gasto de bateria, como no superaquecimento do aparelho. E o pior é que muitas das funções habilitadas nem estão sendo usadas.

    Geralmente, GPS, Bluetooth e Wi-Fi são as funções que mais levam o aparelho a esquentar. Quer um exemplo? Daremos 3.

    Todas as vezes que seu Bluetooth estiver ativado, o recurso estará procurando dispositivos para parear, o que faz com que o processador sempre esteja trabalhando. Já o Wi-Fi, este opera da mesma forma, mesmo que não esteja sendo utilizado, enquanto estiver ativo, estará em busca de alguma rede para se conectar.

    Por fim, e não menos importante, temos o GPS. Se o seu celular está esquentando muito, então observe se o GPS está ativado. Muitas vezes, um site ou app pede a ativação da localização, mas nem sempre esquecemos de desativar essa função após o seu uso, o que pode gastar muita bateria e acarretar o superaquecimento.

    A dica geral é observar quais são as funções que estão ativadas, mas que não estão sendo utilizadas e, claro, desabilitá-las imediatamente.

    2.  Capinha do celular

    celular está esquentando muito
    Fonte: Freepik

    Quanto mais pesada for a capinha do seu celular, mais ele irá aquecer. Sabe por quê? Porque, quando o nosso celular aquece, a única forma de ventilação que o aparelho possui é a natural. Desse modo, todo ar que bater na parte traseira do celular irá resfriá-lo.

    Agora, quando colocamos uma capinha pesada no celular, o aparelho perde toda a sua possibilidade de ventilação, visto que as entradas e saídas de ar estão vedadas. Sendo assim, o calor será concentrado, levando ao superaquecimento.

    Dito isso, caso esteja usando uma capinha muito pesada, que obstrua o processo de ventilação, então o melhor é trocá-la. As capinhas transparentes são as melhores, porque não concentram muito calor.

    3.  Multitarefas

    Você é daqueles que abre diversos aplicativos ao mesmo tempo e se esquece de fechá-los? Então, esse é um ponto a se considerar quando o assunto é a constatação de que o seu celular está esquentando muito.

    Por mais que você não feche os apps, eles ficarão em execução no segundo plano, consumindo, inclusive, bateria. E, o gasto desmedido de bateria e alto desempenho do processador levam ao superaquecendo o aparelho.

    Sendo assim, a ação mais lógica é limpar o multitarefas, deixando em execução somente o app que você está utilizando no momento.

    4.  Chamadas muito longas

    Chamadas muito longas também podem ser a causa do seu celular estar esquentando demais. Então, se você tem o hábito de ficar por horas e horas com os amigos em uma chamada, seja por uma ligação convencional ou pelo WhatsApp, saiba que ligações e videochamadas consomem muito do processador.

    Por isso, se estiver com uma chamada em curso e perceber que o celular está muito quente, desligue imediatamente e deixe para ligar quando o aparelho estiver mais frio. Essa é, inclusive, uma atitude protetiva, visto que um celular que está esquentando muito pode explodir a qualquer momento.

    Além disso, nada de colocar o celular para carregar enquanto estiver em uma ligação, isso pode aumentar ainda mais a temperatura do aparelho.

    5.  Jogos

    É muito comum que o celular aqueça mais do que o normal em momentos em que estamos jogando no aparelho. Aliás, em alguns casos, é possível que até reinicie automaticamente, mas por que isso acontece?

    Os games utilizam todo o processamento do aparelho para rodarem e tornarem a experiência do usuário a melhor possível. O problema é que isso pode forçar o desempenho do celular, ainda mais se existirem diversos aplicativos trabalhando em segundo plano.

    Por isso, é sempre importante observar se o seu aparelho suporta o jogo. Geralmente, quando o celular reinicia ‘do nada’ esse é um sinal de alerta. No caso, se o jogo estiver muito pesado, o recomendado é que você coloque todas as configurações do game no mínimo de desempenho possível.

    Gabriel Mello

    Mestre em Filosofia e doutorando em Letras. Especialista em SEO, atua há 3 anos com planejamento, produção e revisão textual, garantindo a entrega de um conteúdo relevante e de impacto para e-commerce e e-business.