Como a mudança climática afeta o bolso da população?
Os setores da agricultura, pecuária e saúde são os mais afetados com as mudanças radicais de temperatura.
Anúncios
Hoje em dia, com o avanço tecnológico da sociedade, todos os âmbitos da vida são complexos e interligados uns nos outros. Dessa forma, algo que antes parecia distante e não relacionado impacta diretamente no financeiro do mundo inteiro. Entretanto, não é muita gente que sabe como e por que esses fatores podem afetar no bolso da população.
Por exemplo, como a mudança climática, fenômeno que vem ocorrendo nos últimos anos de forma acelerada, influencia diretamente no rendimento das pessoas? Porque sim, isso acontece. Ficou curioso para saber como? Então continue a leitura desse artigo que irei te explicar direitinho!
Contextualizando a mudança climática
O mundo inteiro está sentindo os efeitos. Há calores históricos sendo registrados no hemisfério norte do mundo e secas ocorrendo em diversos pontos. No Brasil, muitas cidades enfrentam racionamento de água porque os reservatórios ficam cada vez mais vazios. A produção de energia e de alimentos está, com o passar dos anos, ficando comprometida.
Anúncios
Esses efeitos podem ser sentidos no mundo todo. A Alemanha e China sofreram enchentes recentemente e muitas florestas dos Estados Unidos estão sofrendo com queimadas.
Desse jeito, as produções de alimento e o abastecimento de água estão encarecendo, pois a mudança climática afeta diretamente os recursos naturais, como as safras agrícolas e os rios. Já consegue entender um pouco de como a mudança climática afeta o bolso da população? Veja mais!
Anúncios
Afinal, como a mudança climática afeta o bolso da população?
A alta na temperatura (ou a baixa extrema) não afeta apenas a agricultura, mas também a pecuária e a saúde da população no geral. Há registro de mortes devido ao calor extremo no hemisfério norte, além de pesquisas que mostram que o calor pode afetar a capacidade reprodutiva dos bovinos.
Assim, grandes setores do mundo moderno acabam entrando em crise. Muitas cidades estão sofrendo com tempestades constantes ou ondas de calor (e frio) que os moradores não estão preparados.
As residências acabam cedendo, o que gera prejuízo financeiro. Cada vez mais as pessoas precisam gastar com produtos que ajudem a lidar com o clima. Portanto, a mudança climática afeta o bolso da população de maneira direta e indiretamente.
Por um lado, as mudanças no clima impactam os setores, encarecendo produtos, diminuindo recursos e dificultando acessos… Já do outro, inviabilizam confortos e geram prejuízos diretos. Constantemente casas estão perdendo telhados e ficando sem energia devido às fortes tempestades que estão acometendo as cidades.
Algumas pesquisas mostram que a mudança climática afeta bolso da população de uma forma tão drástica que ela levará mais de 132 milhões de pessoas à extrema pobreza. De acordo com esses estudos, apenas as doenças causadas por essas mudanças levarão mais de 44 milhões de pessoas à pobreza.
Como melhorar a situação?
A consciência do problema é a primeira necessidade. É preciso que todos saibam como a mudança climática é um problema e como afeta diretamente na qualidade de vida do mundo inteiro.
Dessa forma, podemos trabalhar juntos para minimizar o impacto negativo dessa realidade. As moradias precisam ser adequadas a essa nova realidade que bate na porta. Não é possível impedir as tempestades ou as ondas de calor, mas é possível aprender a conviver com elas.
Assim, há muitos projetos de leis e projetos sociais que visam a melhorar às condições de moradia da população em frente à mudança climática.
Afinal, quando se vive em condições insalubres, como em regiões com o ar poluído, pode-se desenvolver doenças e problemas respiratórios. Essas doenças levam o portador a gastar com tratamento e remédios. Portanto, outra forma em que a mudança climática afeta o bolso da população.
Por isso, se torna necessário que as cidades se adequem para uma moradia que não nega a mudança climática. Se as tempestades aumentarão, as casas precisam estar mais bem preparadas. Quando há risco de enchentes, as regiões precisam estar equipadas contra esse problema. Se há poluição no ar, as ruas precisam responder a isso.
A ONU lançou recentemente o manual intitulado “Um Guia Prático para Construções e Comunidades Resilientes ao Clima”, em que há dicas e sugestões que devem ser postas em prática para que a luta contra a mudança climática fique mais fácil.
Neste manual há dicas fáceis, assim como dicas mais elaboradas que devem ser amplamente divulgadas e discutidas. Afinal, a mudança climática afeta não somente o bolso da população, mas também a qualidade e expectativa de todos.
E aí, gostou do texto? Então não deixe de compartilhar e mostrar para as outras pessoas como a mudança climática afeta o bolso da população!