5 curiosidades sobre o Flamengo que você não sabia!
Uniformes diferentes, mascotes inusitados e uma intriga histórica fazem parte dos 127 anos de Mengão.
Anúncios
Antes de discorremos sobre as curiosidades sobre o Flamengo, é importante conhecermos um pouquinho sobre suas origens. O Flamengo foi fundado em 1895 com a finalidade de praticar remo, o esporte mais popular da época. Dessa maneira, o Rubro-negro contava com uma equipe de remadores chamada de Clube das Regatas do Flamengo.
O grande clube de futebol naquele tempo era o seu arqui-inimigo – o Fluminense. Até que no ano de 1912, um conflito interno no Flu, levou alguns jogadores do clube a fundarem um departamento de futebol no Fla. Assim, o time estreou em 1912 em sua primeira partida. Vale dizer que no jogo de estreia do Mengo, o clube massacrou o Sport Mangueira por 16×2.
A partir daí, começou a jornada terrestre do Mengão. Já em 1914, o clube conseguiu o seu primeiro título carioca e, na temporada de 1915, conquistou o título de bicampeão. Em 1930, foi criada a sede do clube – a Gávea.
Anúncios
E assim, longos anos de história, corroboram para que o clube colecionasse muitas experiências. Por isso, vamos perscrutar algumas curiosidades sobre o Flamengo que fazem parte dos seus 127 anos de trajetória.
1. Evolução do Manto Sagrado
O primeiro uniforme do time foi o ‘Papagaio de Vintém’, com quadriculados vermelhos e pretos. Em seguida, no ano de 1914, o Mengo passou a utilizar o ‘Cobra Coral’, um uniforme semelhante ao anfíbio de mesmo nome. O uniforme foi abandonado visto que as cores: preta, branca e vermelha remeteram à bandeira da Alemanha. País inimigo durante a Primeira Guerra Mundial.
Anúncios
O manto sagrado só passou a ter as listras horizontais vermelhas e pretas no ano de 1916. Época em que o uniforme foi estreado em uma vitória do Fla por 3×1 contra o Esporte Clube São Bento.
2. Transformações nos Escudos
Uma das curiosidades sobre o Flamengo diz respeito às transformações do seu escudo. Afinal, o escudo do Mengão sofreu algumas alterações ao decorrer dos anos. Mas, as alterações se devem mais a mudanças das letras.
O Fla utiliza 3 tipos de escudos para diferentes fins. Dessa maneira, o escudo completo tem o logo oficial do time. Já o escudo de remo está atrelado aos uniformes voltados para o esporte marítimo. Por fim, o ‘CRF’ em branco consiste na parte do escudo utilizada nos uniformes do time de futebol.
No ano de 1980, o Mengo colocou em seu uniforme 3 estrelas na vertical como uma indicação do título de tricampeão. Mas, após a Nike se tornar a fabricante oficial dos uniformes, o escudo e as 3 estrelas acima dele apareceram pela primeira vez. Mas, a partir de 2005, o clube passou a usar apenas 1 estrela dourada acima do ‘CRF’.
3. Urubu como mascote
Originalmente, o mascote oficial do Clube das Regatas do Flamengo não era o urubu, tal qual conhecemos hoje, mas sim o marinheiro Popeye.
O urubu só foi implementado em 1969. E por que o animal foi escolhido? Bem, a torcida do Fla era formada em peso por negros e pessoas de classes mais baixas. Dessa forma, os adversários sempre se muniam de termos racistas para se dirigir à torcida Rubro-negra.
Até que, cansados, os torcedores do Mengão decidiram soltar um urubu no estádio com uma bandeira do Flamengo presa em uma de suas patas. O animal foi solto em um jogo contra o Botafogo. No final, o urubu foi tomado como um amuleto da sorte, uma vez que o clube da Gávea venceu por 3×1.
4. Melhores artilheiros
E em um post sobre curiosidades sobre o Flamengo não poderíamos deixar de falar sobre grandes nomes do futebol.
Zico entrou no Flamengo em 1971, finalizando o seu legado em 1989. Foram anos vestindo a camisa Rubro-negra e, claro, muitos anos fazendo muitos gols. A tal ponto que Zico se tornou o maior artilheiro da história do Fla.
Com o manto sagrado do Mengo, Zico marcou 509 gols. E, provavelmente, este título nunca lhe será tirado. Afinal, o segundo maior artilheiro do clube, Dida, que esteve em campo durante os anos 1950 a 1960 marcou 264 gols. Um marco longe do feito de ‘Galinho’.
Nos dias atuais, o grande artilheiro do Flamengo tem outro nome, Gabriel Barbosa. Gabigol entrou no Rubro-negro em 2019 e, hoje, retém o título de maior artilheiro do Flamengo no século XXI.
5. Fla-Flu: um embate épico
Embora o conflito entre Flamengo e Fluminense seja considerado um charme a parte, o embate deixa visível as faíscas em campo todas as vezes que os clubes se encontram.
Segundo o grande escritor Nelson Rodrigues, o conflito entre Fla e Flu veio do ressentimento. Por um lado, devido aos jogadores do Tricolor terem mudando de lado, de modo a fundarem um time de futebol Rubro-negro. Por outro, no primeiro embate em campo, o Fluminense saiu com a vitória, o que alimentou ainda mais o conflito.
Mas, vale salientar, que Fluminense Football Clubs e o Clube de Regatas compartilhavam o mesmo bairro, em 1910, o Laranjeiras. Talvez as proximidades tenham fomentado ainda mais a intriga.
Aliás, se quiser saber mais sobre o embate dos gigantes, assista o documentário de Renato Terra, Fla x Flu – 40 minutos antes do nada.
Curtiu essas curiosidades sobre o Flamengo? Então, compartilhe com os seus amigos flamenguistas e acesse mais curiosidades como essa aqui no nosso site.