E-mail marketing: descubra qual é a importância
As possibilidades a serem exploradas com essa ferramenta são diversas, desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.
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Com o passar do tempo, novos canais para o marketing surgem e outros são aprimorados. Esse é o caso do e-mail marketing, que tem uma aplicação que visa uma relevância cada vez mais, de forma que o retorno seja mais positivo.
Sendo assim, não basta contar com a comunicação em massa, é preciso que o material enviado seja devidamente desenvolvido segundo os objetivos da ação de marketing digital.
Afinal, se trata de um canal direto de comunicação que, por mais que seja posto de lado por alguns profissionais, ainda assim tem grande potencial, em especial, com os avanços digitais.
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Ao longo do texto, você poderá conhecer mais sobre esse potencial, as vantagens e os modos de aplicação do e-mail marketing.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma importante ferramenta dentro do marketing digital. Além disso, é um recurso que permite estabelecer contato com os atuais ou potenciais clientes. Alguns podem ter uma visão negativa dessa tática, associando-a com abordagens invasivas, spam, entre outras ações do gênero.
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No entanto, graças aos avanços digitais, é possível que a comunicação mais adequada alcance os clientes ou pessoas com maior potencial de conversão nos melhores momentos. Dessa forma, se configuram diferentes modos de atuar com o e-mail marketing, que também serão abordados neste conteúdo.
Hoje em dia, as abordagens podem ser uma escolha das pessoas e devidamente elaboradas, de forma relevante e com maiores chances de personalização.
Além disso, vale citar que, normalmente, o envio dos e-mails é feito por meio de uma ferramenta de automação, o que torna a atividade mais prática para as empresas.
Quais são as vantagens deste recurso?
Acima, você já conferiu alguns pontos que tornam o recurso atrativo, mas vale reforçá-los, como as chances de elaboração de conteúdos personalizados. Além disso, o envio no momento adequado e para as pessoas certas, sejam clientes em potencial ou antigos.
De acordo com a Statista o número de usuários de e-mail deve crescer para 4,5 até o ano de 2024, o que reforça o grande potencial de alcance da ferramenta. Não é à toa que é um dos principais recursos das empresas no meio digital, juntamente com os sites e as redes sociais.
Além disso, se trata de um formato flexível. Afinal, o conteúdo pode apresentar elementos como os seguintes:
- Layouts variados;
- Gifs;
- Imagens;
- Links;
- Mensagens de diferentes tamanhos.
Soma-se a esse cenário que os templates e o tom das abordagens podem reforçar ainda mais a imagem e a mensagem da marca. Ainda mais, o alcance dessa ferramenta apresenta uma maior previsibilidade ao comparar com outras em relação ao alcance.
Certamente, se deve considerar que é algo diferente do ROI, que se refere ao retorno financeiro sobre investimento, mas ainda assim, de um modo geral, se indica que quando se trata dos canais de marketing digital, essa ferramenta tem um dos maiores retornos.
Modos de atuação com o e-mail marketing
A aplicação do e-mail marketing pode ser diversa. Por exemplo, uma empresa do nicho de cosméticos pode fazer o envio de atualizações de produtos e/ou do blog. Além disso, e-mails para nutrir e educar os clientes em potencial também podem ser fundamentais para a estratégia, com conteúdos ainda mais valiosos para auxiliar na jornada de compra e na conversão.
A promoção de conteúdos e o estreitamento das relações são ações muito visadas. Por exemplo, a Netflix, um dos principais nomes de streaming de filmes e séries do mercado, realiza o envio com novidades que cada assinante pode gostar.
As possibilidades são diversas. Dito isso, outro exemplo é a Amazon e diversos sites que enviam e-mails transacionais, seja com boas-vindas, confirmação de compra, entre outras operações a partir do que o usuário efetuou na plataforma.
Sem dúvidas, é preciso identificar quais são os objetivos da empresa e verificar como o e-mail marketing pode ter um melhor uso.
Sendo assim, pode ter aplicação desde o primeiro contato com a marca, até a venda e o pós-venda. Agora, descubra quais são os pontos cruciais no planejamento de uma campanha.
O que não pode faltar em uma campanha de e-mail marketing?
Em primeiro lugar, não se deve esquecer que o planejamento deve estar sempre presente. Nele, é preciso considerar fatores como os objetivos, indicadores a serem verificados, diretrizes para a comunicação, entre outros.
Aliás, é o momento em que a persona será estipulada. Esse fator condiz com o perfil do cliente com o qual a empresa se comunicará. É algo crucial para qualquer ação, independente do canal. Afinal, representa as dúvidas que o cliente pode ter, assim como interesses e necessidades. Logo, é um ponto importante para obter diretrizes.
Também há diferentes estratégias para a coleta de e-mails, sendo que uma das principais consiste na aplicação de landing pages. Tratam-se de páginas que podem contribuir de maneira significativa para a conversão, que normalmente apresentam alguma chamada para ação e um formulário. A partir do preenchimento e obtenção da autorização das pessoas para estabelecer contato, a lista da empresa será construída.
Depois, é preciso delinear como os contatos serão segmentados para enviar os melhores conteúdos possíveis. Por exemplo, por interesse ou histórico de interação. Além disso, será preciso definir quais serão esses conteúdos, a frequência mais efetiva e as métricas que terão análise a partir das metas da empresa.
Desse modo, se pode perceber que são muitos pontos que constituem uma estratégia de e-mail marketing. E, naturalmente, cabe aos profissionais responsáveis buscarem sempre por um equilíbrio para aumentar as chances de bons resultados.