Entenda como ser um bom líder e influenciar pessoas

Como ser um líder melhor?

Se você está preparado para melhorar e ouvir críticas construtivas em favor da sua liderança, não se preocupe, você está trilhando o caminho certo para a sua gestão.

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O medo de se impor, bem como a dificuldade em receber orientações de superiores são comuns a diversos líderes em pequenas e grandes empresas. Isto é, ao alcançar o cargo desejado, o medo e a insegurança de errar são fatores que prejudicam a gestão de um bom líder.

Entretanto, para sermos conceituados como dirigentes e encontrar a comunicação de líder precisamos estar atentos e seguir boas atitudes de liderança.

O que é ser um bom líder?

A responsabilidade e o conhecimento prático em gerenciar crises são condições que tornam um indivíduo conhecido por uma boa liderança.

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Da mesma maneira, a imposição, a postura e o compreendimento do momento de reconsiderar certas situações são definitivos para uma boa gestão. Logo, a autoconfiança e a coletividade precisam estar juntas.

Em outras palavras, um bom líder identifica seus erros e sabe reconhecer a qualificação de sua equipe, as aprovações e os objetivos são conduzidos pelo gestor.

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Dessa forma, a presença decidida é essencial para encaminhar demandas, apresentar competências e desenvoltura, à frente de uma equipe. Outras características essenciais aos bons líderes são:

  • Competência;
  • Desenvoltura;
  • Gestão de crises;
  • Gerenciar equipes;
  • Pensar em comunidade;
  • Autoconfiança;
  • Reconhecer erros.

O que não fazer como líder?

Se ausentar de responsabilidades e não dialogar com os colaboradores são condições que precisam ser abandonadas durante uma liderança.

Assim como, não cumprir com tarefas e objetivos estabelecidos para a equipe. Digamos que você proíba o uso do computador para entretenimento pessoal ao seu quadro; logo, ao utilizar pessoalmente o eletrônico o seu comando será contraditório.

Dessa maneira, conduzindo a desconfiança e a irresponsabilidade como gestor, logo evite quebras de regas e ações supérfluas de superioridade.

Outra recomendação para líderes é a postura durante o expediente; palavras de alto tom, comportamento grosseiro e introvertido não são bons exemplos a serem compartilhados em uma empresa.

Atenção na comunicação!

Não existe liderança sem bons modos de expressão, isto é,  a comunicação é fundamental para uma gestão bem sucedida. Desse modo, dialogue periodicamente sobre as expectativas e metas da empresa.

Você também deve comunicar a sua equipe os valores e a missão que a Instituição pretende compartilhar, entregar ao público, a fim de evitar possíveis contrariedades entre colaboradores e a organização.

Uma forma de praticar uma reunião dinâmica e objetiva para com a equipe é preparando palestras e convenções que auxiliem na comunicação entre as partes envolvidas.

Outra maneira de conversar com seus colaboradores sobre os objetivos da empresa é esclarecer o desempenho e alertar sobre possíveis erros e acertos durante determinado período.

Demonstre segurança

Uma liderança insegura reflete em maus resultados e na falta de confiança da equipe para o gestor, ou seja, compartilhar intimidações e excesso de poder não garantem o respeito do seu quadro.

Dessa maneira, saber gerenciar a autoconfiança e a imposição perante uma equipe é a melhor forma de transparecer segurança e a colocação como líder.

Você pode iniciar ou terminar o expediente com conversas em tom de incentivo para os funcionários, desse modo, equilibrando as exigências e o encorajamento para atingir as metas.

Conhecer profundamente os seus funcionários e reconhecer o momento de demandar também são requisitos para manter uma presença executiva no ambiente de trabalho.

Aproveite talentos da equipe

Atribuir tarefas não especificadas no contrato para um colaborador não é a melhor forma de incentivar, ou seja, evite atribuir a um funcionário atividades que o mesmo não desempenhe com exatidão.

Portanto, a melhor maneira de aproveitar o talento e competências da equipe é determinar tarefas que sejam de total capacitação do colaborador.

Já para incentivar novas tarefas e encontrar novos caminhos, você pode contratar um especialista em carreiras para desenvolver e incentivar as aptidões da equipe.

Tuanny Silva

Graduada em Administração e Especializada em Marketing Digital. Sou uma profissional apaixonada por publicidade, com uma sólida formação e experiência em estratégias de SEO.

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